Mensagem da Directora

Começo por endereçar uma palavra de carinho e agradecimento ao Grupo PRODUSOL, que no contexto do Covid-19, tudo fez para que este site fosse uma realidade. Precisamos mantê-lo e actualizá-lo para que possamos difundir os nossos planos, a nossa actividade, as preocupações e necessidades. Divulgar os progressos na gestão da Pandemia e reflectindo sobre a nossa prática :as boas e as lições aprendidas.

Nos últimos tempos, estamos todos imbuídos do propósito de conter o avanço do novo Coronavírus em nosso País. A nós, profissionais de saúde, cabe estar na linha da frente, encarando de forma destemida este desafio adicional, que paira sobre todos nós. Somos os soldados! Estamos travando muitas batalhas! Vencendo cada uma que se coloca à nossa frente e, simultaneamente, preparando-nos para fazer frente às próximas que se anunciam. Destaco e homenageio todos os profissionais de saúde que se entregam de corpo e alma, e que se encontram na linha desta frente .

Uma palavra para os serviços a nível local. Gerir a Pandemia, promover e cuidar da higiene individual e colectiva, criar condições para proporcionar uma alimentação adequada, de qualidade, saudável, elevar a literacia em saúde são questões de prevenção e saúde. Estes aspectos devem ser cuidados com envolvimento das famílias ,dos indivíduos e dos parceiros ,com o apoio dos níveis provincial e central.

A saúde, como direito do cidadão e dever do Estado, garantido pela Constituição, depende de imensos factores: a maior parte deles relacionados com as determinantes sociais da saúde. Um deles é o saneamento básico. Mas as atribuições do município com a saúde vão além do saneamento básico, é preciso garantir uma rede de atendimento à população, a chamada atenção primária, onde o gestor municipal tem que desenvolver uma intervenção de atenção integral à saúde.

O controle da Hipertensão, da Diabetes, o combate à Lepra, ao Cancro e Tuberculose e os programas de Saúde Bucal e Imunização, além das consultas de rotina da população com profissionais de saúde especialistas ou não, são outro tipo de actividades que esperam ter o nosso contributo.

Temos que adoptar também boas práticas de promoção da saúde e necessitamos de uma liderança efectiva e o envolvimento adequado das Comunidades, incorporando as suas necessidades e contributos nos planos de saúde. A compreensão do contexto sócio-cultural é vital para a viabilidade e o sucesso das diferentes intervenções de saúde pública. É importante que as comunidades possam compreender as vantagens do seu envolvimento em actividades de promoção da saúde, e que este objectivo possa ser atingido através de uma maior consciencialização, empenho e mudanças positivas no comportamento e nas acções .
Com esta iniciativa, vamos sem dúvida poder contribuir para o enorme leque de tarefas que temos pela frente e que devem ser desencadeadas com o esforço de todos nós.
                                          Dra. Helga Freitas

X
Bem-vindo a Direcção Nacional de Saúde Pública
wpChatIcon